Atlética

A Atlética é uma associação estudantil relacionada às diferentes modalidades esportivas, a qual reúne times compostos pelo corpo estudantil que treinam durante o ano letivo e representam o seu curso e/ou universidade em competições interatléticas. A Associação Atlética Acadêmica Francisco Gregori (AAAFG) foi fundada em 2008 e desde então, tem atraído os estudantes de medicina da UEL para se associarem e integrarem seus times esportivos universitários.

Bateria

É um grupo de alunos que se reúne para tocar instrumentos e que se apresenta em eventos acadêmicos e sociais, como também participam de desafios universitários buscando o pódio. A Bateria Laranja Mecânica (LM) é a representante do curso de medicina da UEL e treina com afinco, tendo conquistado vários pódios.

Centro Acadêmico (CA)

É uma instituição estudantil sem fins lucrativos cuja função principal é representar os estudantes do nível superior. Além disso, cabe ao CA levantar e mediar debates, estar a par das decisões acadêmicas, encaminhar demandas do corpo estudantil à coordenação, à reitoria ou a um representante político, organizar atividades extracurriculares, culturais e integrativas, como também a realizar projetos de extensão. Os alunos do curso de medicina da UEL são representados pelo Centro Acadêmico Samuel Pessoa (CASP).

Cursos Extracurriculares

São cursos que abordam tópicos que não estão inclusos na base curricular do curso de graduação, mas que complementam a formação e conferem maior preparação acadêmica. A UEL disponibiliza cursos de línguas, informática, comunicação, toxicologia e entre outros para os seus alunos. Todavia, o estudante pode ter acesso a esses cursos extracurriculares fora do campus, como por exemplo em plataformas on-line ou em outras instituições educacionais.

Estágios

O estágio é a oportunidade de colocar em prática os seus aprendizados e conhecer o dia a dia da sua futura profissão. Alguns são obrigatórios e nós os chamamos de eletivas no curso de medicina – nestes o estudante escolhe uma área de interesse do curso de graduação e acompanha durante um curto período algum profissional em sua rotina de trabalho. Outros estágios são não obrigatórios, remunerados ou não, e cabe ao acadêmico estar atento aos editais e demonstrar interesse. Os estágios no Centro de Informação e Assistência Toxicológica (CIATOx) e na Comissão de Controle de Infecções Hospitalares (CCIH) são exemplos não obrigatórios do curso de medicina da UEL.

  • CIATox: Os estagiários são selecionados via prova admissional e devem ter realizado o curso de toxicologia ministrado pelo próprio CIATox. Eles auxiliam no atendimento ao público, que entra em contato com o CIATox após uma intoxicação ou envenenamento, informando e/ou instruindo.
  • Hemocentro: Os estagiários são selecionados via prova admissional, devem cumprir 12h semanais, podem apresentar trabalhos em congressos de hematologia e estarão auxiliando os profissionais do hemocentro em várias funções.

Ligas Acadêmicas (LA)

São organizações formadas por discentes de medicina, podendo se estender a alunos de outros cursos, sem fins lucrativos e cuja a finalidade é de aprofundar os estudos em determinado tema da formação médica e em saúde. As ligas possuem autonomia para realizarem jornadas, reuniões, palestras e projetos de extensão que atendam os seus propósitos. As ligas acadêmicas além de complementarem a formação do estudante, são contabilizadas em seu currículo.

  • LAT (Liga Acadêmica do Trauma): A LAT conta com jornadas acadêmicas, reuniões temáticas sobre traumatologia e ortopedia, que são seu projeto de ensino, o IMUVI, que é um projeto de extensão que visa abordar situações envolvendo o trauma junto com a população, e com estágios no pronto socorro cirúrgico. O seu ingresso é via prova de admissão.
  • LAPed (Liga Acadêmica de Pediatria): A LAPed realiza jornadas acadêmicas, reuniões temáticas com membros, palestras abertas ao público acadêmico ou geral, e projetos de ensino e pesquisa. O seu corpo é constituídos tanto por estudantes de medicina, quanto por estudantes de enfermagem. Para ser membro, deve-se realizar uma prova de admissão.
  • LASPN (Liga Acadêmica de Saúde de Populações Negligenciadas): A LASPN realiza jornadas acadêmicas e reuniões temáticas com seus membros, as quais são abertas para não-membros também e que muitas vezes recebem um visitante que está inserido na população em discussão. Além disso, conta com um projeto de pesquisa em desenvolvimento e estágio no ambulatório trans.
  • LACard (Liga Acadêmica de Cardiologia): a LACard realiza jornadas acadêmicas, projetos de extensão e ensino, reuniões temáticas, aulas práticas de anatomia e estágios. O aluno precisa realizar uma prova de admissão para tornar-se membro.
  • LACM (Liga Acadêmica de Clínica Médica): A LACM conta com jornadas acadêmicas, reuniões temáticas entre os membros e estágios no pronto socorro. Para fazer parte, o aluno deve realizar uma prova.
  • LACC (Liga Acadêmica de Clínica Cirúrgica): A LACC realiza jornadas acadêmicas, reuniões temáticas entre os membros e estágio no pronto socorro cirúrgico. A admissão de novos membros é feita por meio da aplicação de uma prova.
  • LASMen (Liga Acadêmica de Saúde Mental): A LASMen conta com jornadas e reuniões temáticas.
  • LAOnc (Liga Acadêmica de Oncologia): A LAOnc realiza jornadas e reuniões temáticas.
  • LAPsiq (Liga Acadêmica de Psiquiatria): A LAPsiq realiza jornadas e encontros mensais na Associação Médica de Londrina.
Monitoria

É uma atividade extracurricular, na qual o aluno auxilia o corpo docente em alguma disciplina. Cabe ao monitor desenvolver atividades de ensino com outros alunos do seu curso, dominando o tópico em questão e repassando o conhecimento de forma clara e instrutiva. A monitoria é comum nas disciplinas anatomia e habilidades clínicas dentro do curso de medicina, e possui um processo seletivo para os interessados.

  • Núcleo de vigilância epidemiológica: admissão de alunos via prova teórica baseada no evento realizado pelo próprio núcleo. Os membros irão ajudar na coleta de dados epidemiológicos do hospital universitário.
  • Anatomia: os alunos realizam uma prova prática e os selecionados como monitores irão auxiliar outros estudantes na matéria.
  • Habilidades clínicas: os alunos realizam uma prova prática e os selecionados como monitores irão auxiliar outros estudantes na matéria.

Projeto de Ensino

Projeto que conta com a participação dos alunos no processo de construção do conhecimento. O principal objetivo é a melhora do desempenho acadêmico dos discentes em determinadas disciplinas, incentivando o aprendizado e amenizando as dificuldades.

Projeto de Extensão

É um projeto que permite que o aluno ultrapasse os muros da universidade e interaja com a comunidade externa. A extensão visa a integração do ensino e da pesquisa com a sociedade, possibilitando um contato benéfico tanto ao acadêmico, quanto a população. Enquanto os estudantes têm a oportunidade de se desenvolverem na prática, a população recebe a assistência necessária.

  • Pulmonare (Grupo Pulmonare): O Pulmonare é um grupo de alunos que desenvolve projetos de pesquisa, extensão e ensino e possui estágios no ambulatório de pneumologia. Os membros possuem aulas e estão envolvidos na realização de eventos maiores para a população acadêmica de medicina sobre sobre o assunto. A admissão de novos ingressantes é feita por meio de uma prova.
  • Coleta de sangue no HC: É um curso que exige um mínimo de 120h de contribuição para a emissão do certificado. Essa carga horária pode ser cumprida de acordo com a disponibilidade semanal do aluno, já que a coleta tem um horário fixo matinal e pode coincidir com outras atividades acadêmicas. Para realizar o curso é preciso entrar em contato com o responsável pela coleta de sangue do HC. Algumas iniciações científicas exigem do aluno essa experiência.
  • Curativos no HC: É um projeto de extensão que ensina as noções básicas de curativos e que também possibilita a execução pelos alunos sob a supervisão de um profissional. Para participar o aluno deve procurar o responsável e demonstrar interesse.
  • Sensibilizarte: é um projeto que preza pela humanização através da arte. O grupo é composto por alunos dos cursos da área da saúde da UEL e tem três frentes de atuação dentro do hospital universitário – contação de história, palhaço e música. Para fazer parte, o aluno tem que participar do evento que eles organizam e depois realizarem uma prova de admissão. No início, os novos ingressantes passam por um processo de treinamento e após isso, podem participar das visitas ao HU.
  • LAOME: Fundada em janeiro de 2023, a Liga Acadêmica de Ortopedia e Medicina Esportiva é um projeto de extensão da Universidade Estadual de Londrina e tem como foco o desenvolvimento das áreas que a nomeiam no meio acadêmico e na comunidade. Tem como docente o Dr. Pedro Galvão, ortopedista especialista em joelho, membro titular da sociedade brasileira de ortopedia e traumatologia e pós-graduado em medicina do esporte.

 

Projeto de Pesquisa

A iniciação científica tem como objetivo inserir o estudante no campo da pesquisa e estimular o seguimento da sua vida acadêmica – mestrado e doutorado. Existem muitos projetos de pesquisa dentro da área da saúde que estão sendo desenvolvidos na UEL, alguns com experimentos em animais e outros como ensaios clínicos. Independente de qual o aluno se identifica, a iniciação científica agrega conhecimento acadêmico e pessoal, tornando-o mais crítico e observador.

  • GEM (Grupo de Excelência Médica): O GEM é composto por profissionais e acadêmicos da área da saúde que estão em busca do aprimoramento do sistema de saúde e da pesquisa clínica, os quais dedicam um mínimo de 10h semanais aos estudos de estatística, língua inglesa, leitura crítica de artigos e escrita científica. Os alunos do GEM participam de encontros semanais compostos de atividades práticas, discussões em grupo, mentoring mensal e desenvolvem seus próprios projetos de pesquisa. Para ser membro, o aluno deve estar em uma iniciação científica do grupo.
  • Grupo de Iniciação na UTI: A admissão de alunos é feita a partir do 2º ano por meio de uma prova e uma entrevista. Os membros realizam um estágio semanal na UTI I, UTI II e UTQ, recolhendo dados diários da unidade de tratamento intensivo. A partir do 3º ano/4º ano, além da coleta, os estudantes são orientados para produzirem artigos próprios com base nos dados coletados. As atualizações dos pacientes e procedimentos da UTI são realizadas no Epimed – plataforma voltada para pesquisa.
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