Novembro Azul: Mês da conscientização do Câncer de Próstata

 em NOTÍCIAS

O câncer de próstata, glândula do sistema reprodutor e urinário masculino, é o segundo câncer mais comum na população masculina. Por ser assintomático no início da doença, o câncer de próstata geralmente é diagnosticado em fases muito avançadas, quando alguns sintomas podem surgir, como dor e/ou eliminação de sangue ao urinar. Entretanto, fases mais tardias diminuem as possibilidades de cura, o que levou a necessidade de alertar a população masculina sobre a importância do acompanhamento de sua saúde para a detecção precoce da doença.

Nesse contexto, o novembro azul, movimento que surgiu na Austrália no começo dos anos 2000, foi instituído para a conscientização do autocuidado masculino, visando reforçar o rastreio do câncer de próstata e consequentemente, aumentar a chance de sucesso dos tratamentos. 

É orientado que todo homem a partir de 50 anos procure um médico urologista para iniciar o rastreio, no entanto, aqueles que possuem familiares com história de câncer de próstata, principalmente os de primeiro grau (pai e irmãos), esse acompanhamento deve ser iniciado aos 45 anos. Nos acompanhamentos o toque retal é o principal exame realizado, que embora rápido e simples, permite ao médico identificar alterações de tamanho, consistência e irregularidades que podem indicar fases iniciais do câncer e evidenciar a necessidade de outros exames, como a biópsia.

Ainda com o objetivo de conscientizar sobre esse tipo de câncer, o dia 17/11 foi instituído como dia mundial do combate ao câncer de próstata.

 

Fonte: https://bvsms.saude.gov.br/17-dia-mundial-de-combate-ao-cancer-de-prostata-novembro-azul/ 

 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário