RESIDÊNCIAS

ACESSO DIRETO

ANESTESIOLOGIA

O curso de residência médica em Anestesiologia foi instituído em 1975 neste Serviço. A anestesiologia é uma das especialidades médicas sem pré-requisito, ou seja, acesso direto, com carga semanal de 60 horas e duração do curso de 3 anos, com quatro vagas oferecidas anualmente. O residente dispõe da estrutura do Hospital Universitário de Londrina (HU), composto por sete salas cirúrgicas, hemodinâmica, tomografia, centro de queimados, endoscopia e ultrassonografia. Nosso serviço de anestesiologia atende em caráter integral os encaminhamentos de pacientes que necessitem de assistência anestésica de emergência e eletivo. Durante o curso seguimos a programação teórica da SBA, e há discussões de artigos científicos com temas relevantes para a formação do residente.

CLÍNICA MÉDICA

A residência em clínica médica da UEL possui carga horária de 60 horas semanais, tem duração de dois anos e são oferecidas 16 vagas anualmente. As atividades são realizadas na enfermaria, pronto socorro e ambulatório e envolvem os estágios de pronto socorro, clínica médica, cardiologia, nefrologia, hematologia, reumatologia, moléstias infecciosas, UTI, pneumologia, gastroenterologia, oncologia, cuidados paliativos, psiquiatria, dermatologia, endocrinologia e neurologia. O programa também oferece atividades teóricas e plantões noturnos. São aproximadamente 16 estágios por ano e cada um dura cerca de 20 dias. Cada estágio é realizado diretamente com os especialistas de cada especialidade, o que soma a formação do residente.

DERMATOLOGIA

A residência em dermatologia da UEL possui carga horária semanal de 60 horas, duração de três anos, são oferecidas três vagas anualmente e costuma ser a residência mais concorrida. Os três anos envolvem atividades na dermatologia clínica, cirúrgica e estética, os residentes realizam acompanhamentos na enfermaria do Hospital Universitário e atividades ambulatoriais específicas, como psoríase, leishmaniose, atividades em conjunto com a reumatologia, mapeamento corporal, hanseníase, cosmiatria e ambulatório geral. O programa também conta com aulas teóricas e práticas de micologia, aulas teóricas de patologia, discussão de aulas de cirurgia, anatomia e técnica cirúrgica, discussão de artigos científicos e casos clínicos. Como diferencial se tem o grande volume de cirurgias, como biópsias e bleferoplastia, enxertos e estéticas. O programa se destaca por ter muitos trabalhos científicos premiados em congressos, pela premiação com um fotofinder pela Sociedade Brasileira de Dermatologia por ser considerado um dos dez programas com melhor publicação científica em neoplasias melanocíticas e por ter três docentes que já foram presidentes da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Paraná.

INFECTOLOGIA

A residência médica em infectologia oferecida pela UEL tem duração três anos, oferece duas vagas anuais, carga horária semanal de 60 horas e conta com oito docentes muito conceituados. As atividades ocorrem no Hospital Universitário de Londrina, Ambulatório de especialidades do Hospital Universitário, laboratório de microbiologia e imunologia do HU, Centro de controle de infecções hospitalares do HU e no hospital do câncer de londrina. No primeiro ano os residentes realizam estágio supervisionado nas enfermarias e ambulatórios no HU e AHEU nas disciplinas de dermatologia, hematologia, pneumologia, neurologia, UTI (dois estágios) reumatologia, nefrologia, pronto socorro médico e infectologia. Cada estágio dura aproximadamente 30 dias e segue o cronograma de cada programa. Também há participação de escala de plantões noturnos no pronto socorro médico. No segundo ano há o estágio supervisionado na enfermaria do setor de moléstias infecciosas no HU e no ambulatório de infectologia do AEHU.
Os ambulatórios são de hepatites virais, infectologia geral e HIV/AIDS. E os residentes também realizam atividades de hospital-dia no HU, como atendimentos de pós-internação e pequenos procedimentos, como coleta de líquor. Por fim, o último ano é semelhante ao segundo ano e há os estágios nos laboratórios de microbiologia, imunologia e CCIH do HU e Hospital do câncer de Londrina. O residente realiza dois estágios optativos no serviço de seu interesse. É um dos programas mais antigos do sul do país e um dos mais importantes do Paraná, abrangendo também o sul do estado de São Paulo.

MEDICINA DE FAMÍLIA E COMUNIDADE

A Residência de Medicina de Família e Comunidade oferecida pela UEL tem carga horária semanal de 60 horas, duração de 2 anos e são oferecidas seis vagas anualmente. As atividades são na maior parte do tempo voltadas para Atenção Primária a Saúde, com preceptoria ombro a ombro em tempo integral, agregando atendimentos de promoção e prevenção a saúde, diagnóstico, tratamento, reabilitação, vigilância em saúde e cuidados paliativos. Envolve atendimentos em todos os ciclos de vida, ou seja, saúde da criança e do adolescente, saúde da mulher, saúde do trabalhador, saúde mental, saúde do idoso, saúde do homem, saúde da população LGBTQIA+, atenção a agravos de saúde agudos e crônicos. Durante a residência, o aluno passa por diversos serviços da Rede de Atenção à Saúde do município de Londrina, como: SAMU, UPA, PAI, CAPS, Maternidade, Cuidados Paliativos hospitalares, domiciliares e ambulatoriais, ambulatório de outras especialidades (Policlínica, PUC, HC e Cismepar), enfermaria de Hospitais Secundários, Pequenas Cirurgias, Serviço de Internação Domiciliar, Centro de Doenças Infecciosas, Medicina Rural, Consultório na Rua, entre outros. O programa também oferece aulas teóricas
semanais nos dois anos de residência.

NEUROCIRURGIA

A residência de neurocirurgia oferecida pela UEL tem carga horária de 60 horas semanais, duração de cinco anos e oferece uma vaga anualmente. Durante o primeiro ano as atividades são realizadas com a neurologia e envolvem visitas a enfermaria, atendimentos em urgência no pronto socorro e ambulatórios de dor, acidente vascular cerebral, Parkinson, esclerose múltipla e epilepsia. Também há reuniões semanais com a neurocirurgia e discussões de caso. A partir do segundo ano as atividades são mais direcionadas para a neurocirurgia e são divididas entre R2, R3, R4 e R5. São realizados atendimentos na urgência do pronto socorro, visitas na enfermaria, cirurgias eletivas e cirurgia de urgência. Os residentes também realizam atendimentos nos ambulatórios de neurocirurgia funcional, vascular, coluna, pediatria, oncologia e geral, os quais envolvem todas as faixas etárias, desde recém-nascidos aos idosos. Como destaque temos a primeira cirurgia de Parkinson realizada no Hospital Universitário no ano de 2019.

NEUROLOGIA

O programa de residência em Neurologia oferecido pela UEL oferece duas vagas anualmente, tem duração de três anos e é de acesso direto. As atividades teóricas envolvem aulas sobre temas diversos da neurologia com os docentes, de forma presencial no HC e no HU ou de forma remota via reunião online e discussões de artigos científicos nas dependências do CCS no  HU. Já as atividades práticas estão divididas em atendimento aos pacientes neurológicos, seja ele de caráter ambulatorial (no HC) ou de urgência/emergência (no HU). Além disso, o programa também oferece práticas específicas, como aplicação de toxina botulínica em pacientes com desordens neurológicas no HC e prática de coleta de líquor. O programa destaca-se por permitir que o residente desenvolva  a autonomia ao longo do curso e outras diversas habilidades, como o neuro botox. Também oferece uma base sólida na formação em clínica geral, que ocorre no R1, e outra vantagem é a disponibilidade dos docentes da Neurologia e da Neurorradiologia para discussão de casos a qualquer momento, o que contribui muito para o raciocínio clínico do residente.

OBSTETRÍCIA E GINECOLOGIA

A residência de Obstetrícia e Ginecologia tem duração de 3 anos, carga horária de 60 horas semanais e são oferecidas 10 vagas anualmente. As atividades são divididas entre a enfermaria no HU, horários cirúrgicos, Maternidade Municipal de Londrina, Maternidade de alto risco do HU e os ambulatórios das subespecialidades (Obstetrícia e Ginecologia). Além dos ambulatórios, o programa oferece atividades teóricas em Ginecologista e Obstetrícia, Cirurgia ginecológica e obstétrica, enfermaria l, Urgência em Ginecologia e Obstetrícia. É um programa bem completo, pois conta com bastante volume de pacientes tanto hospitalar, quanto nos ambulatórios.

ORTOPEDIA E TRAUMATOLOGIA

A Ortopedia e Traumatologia é uma residência médica de acesso direto, duração de três anos, carga horária semanal de 60 horas e são oferecidas quatro vagas anualmente. É uma residência médica que apresenta duas vertentes a Ortopedia e a Traumatologia, tendo um campo de atuação bastante amplo. Os residentes do primeiro ano ficam focados na Traumatologia, desempenhando atividades principalmente no HU. Já os residentes do segundo ano começam o contato com a Ortopedia, desempenhando atividades tanto no HU como no AEHU (ambulatório de especialidades como coluna vertebral, ombro e cotovelo, quadril, joelho e tornozelo e pé). Os residentes do terceiro ano exercem mais atividades de supervisão e atuam tanto na Traumatologia e principalmente na Ortopedia. Além disso temos a Oncologia Ortopédica, estágio no qual os residentes do terceiro ano também possuem atividades no ICL. É uma residência médica com grande campo de atuação, tanto que a SBOT (Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia) é uma das sociedades médicas de especialidades mais organizada.

OFTALMOLOGIA

O programa de residência médica em oftalmologia oferecido pela UEL tem duração de três anos, carga horária de 60 horas semanais e oferece duas vagas anualmente. As atividades envolvem o ambulatório no HC, sendo que cada período tem uma especialidade (glaucoma, retina, plástica ocular, infantil e córnea). Cerca de 2 ou 3 períodos são reservados para cirurgia, as cirurgias mais comuns são de catarata e pterígio, mas também é realizado transplante de córnea, estrabismo, alterações de canal lacrimal e de pálpebra. O programa também conta com plantões no HU, cirurgias de urgência, como úlceras de córnea perfuradas e traumas oculares diretos e avaliação de fundo de olho dos recém-nascidos prematuros do HU para retinopatia da prematuridade e de gestantes com risco intermediário/alto.

PEDIATRIA

A residência em pediatria é uma área de acesso direto, com duração de três anos e são oferecidas dez vagas anualmente. As atividades do primeiro ano de residência em pediatria envolvem atendimentos no pronto-socorro, maternidade, enfermaria, ambulatórios de pediatria geral, neuropediatria e infectologia pediátrica e puericultura em Unidades Básicas de Saúde. No segundo ano da residência as atividades envolvem mais as especialidades da área, como o ambulatório de gastroenterologia, pneumologia e cardiologia pediátrica. Também são realizados atendimentos na enfermaria, UTI pediátrica, UTI neonatal, UCI e os residentes podem realizar o externato. No terceiro ano são desenvolvidas as atividades citadas acima e os atendimentos de emergência do HU.  As atividades teóricas envolvem aulas sobre temas da pediatria, com os docentes e com convidados externos, apresentação de temas para os chefes da residência e internos do HU e publicação de artigos. Como vantagem o programa oferece boa disponibilidade dos docentes para discussão de casos, contato com as áreas especificas da pediatria, como UTI neonatal e UTI pediátrica e o contato com diversos casos clínicos, devido a demanda e abrangência do atendimento oferecido pelo HU e HC.

PATOLOGIA

A residência em patologia oferecida pela UEL possui carga horária de 60 horas semanais, duração de três anos e oferece apenas uma vaga anualmente. As atividades do programa envolvem necrópsias, exames histopatológicos, como macroscopia e histopatologia de biopsias e peças cirúrgicas. Os residentes também atuam realizando exames intraoperatórios, como a biópsia por congelação, citopatologia, ambulatório de Punção Aspirativa por Agulha Fina de nódulos palpáveis para análise citológica e diagnósticos e discussões anátomoclínicas. A maior parte das atividades ocorrem no Hospital Universitário, mas também há o ambulatório de PAAF no HC.

OTORRINOLARINGOLOGIA

A residência de otorrinolaringologia oferecida pela UEL tem carga horária de 60 horas semanais, duração de três anos e são oferecidas duas vagas anualmente. As atividades envolvem consultas ambulatoriais, cirurgias, pronto socorro e enfermaria e ocorrem no Hospital Universitário e no HC. O programa oferece a oportunidade de participar de projetos de pesquisa, é o único serviço do SUS na região do norte do paraná e é acreditado pela ABORL-CCF.

PSIQUIATRIA

Psiquiatria é a área da medicina especializada em prevenir, diagnosticar e tratar doenças e transtornos relacionados ao comportamento e sentimentos de seres humanos. O programa de residência médica em psiquiatria oferecido pela UEL é acreditado pela Associação Brasileira de Psiquiatria e credenciado na Comissão Nacional de Residência Médica e no Ministério da Educação. Oferece três vagas anualmente, tem duração de três anos e carga horária semanal de 60 horas. As atividades do programa são exercidas tanto no Hospital Regional Norte do Paraná, quanto no Ambulatório de Especialidades do Hospital de Clínicas, e no primeiro as atividades envolvem interconsultas a pacientes de hospital geral e internações psiquiátricas em quadros agudos graves, além do desenvolvimento passado e presente de projetos e pesquisa com pacientes do centro de queimados. No primeiro ano, antes dos residentes entrarem na enfermaria de psiquiatria, há um mês de atividades na clínica médica e na neurologia em ambiente hospitalar para complementar a formação e reforçar conhecimentos clínicos importantes para atendimento de todos os pacientes. No Hospital de Clínicas há atividades ambulatoriais, com ambulatório divididos em transtornos de humor, de ansiedade, de transtornos de personalidade, esquizofrenia, ambulatório geral para diferentes patologias e ambulatório de psiquiatria infantil. No terceiro ano os residentes têm a oportunidade de participar do ambulatório de obesidade, realizar estágios no CAPS e a realização se assim desejar de estágios em serviços externos. As atividades teóricas envolvem discussão de artigo científico mensalmente e aulas teóricas com grande abrangência de temas que são essenciais a formação do psiquiatra, tendo como diferencial aulas de psicanálise. Outra atividade mensal é a sessão de cinema envolvendo temáticas relacionadas a psiquiatria com posterior análise e discussão.

PROGRAMA DE PRÉ-REQUISITO EM ÁREA CIRÚRGICA BÁSICA

O programa de pré-requisito em área cirúrgica básica oferecido pela UEL tem carga horária semanal de 60 horas, duração de dois anos e são oferecidas sete vagas anualmente. As atividades envolvem plantões noturnos no pronto socorro cirúrgico e no primeiro ano são voltadas a cirurgia vascular, do aparelho digestivo, da urologia, UTI e cirurgias plásticas. O segundo ano conta com cirurgia infantil, pronto socorro, cirurgia torácica e de cabeça e pescoço. O programa também oferece estágio no Instituto de Câncer de Londrina e atividades práticas e teóricas de técnicas cirúrgicas.

RESIDÊNCIAS COM PRÉ-REQUISITO

CARDIOLOGIA

A Cardiologia é uma das especialidades médicas disponíveis após o término dos dois anos de Clínica Médica, com carga horária semanal de 60 horas, duração de dois anos e são oferecidas três vagas anualmente. É um programa antigo, bem consolidado e conta com docentes qualificados e com reconhecimento local e regional. O residente da especialidade dispõe no Hospital Universitário (HU) de Londrina de uma ampla opção de exames de laboratório e de imagem como ecocardiograma, ressonância miocárdica, cintilografia, angiotomografia, cateterismo, entre outros. Os residentes são divididos entre a enfermaria do HU, ambulatório e estágios externos. Durante todo o curso temos discussões de artigos científicos e temas relevantes à formação do especialista. A residência de Cardiologia conta com um volume grande de pacientes atendidos diariamente e um grau de complexidade elevado das doenças conduzidas no HU.

CIRURGIA PEDIÁTRICA

Conteúdo teórico: aula com residentes e internos e discussão de artigos científicos, todos relacionados à cirurgia pediátrica.
Nosso diferencial é operarmos todas as subespecialidades da CIPE, como urologia infantil, tórax, cabeça e pescoço, coloprocto e cipe geral.
Carga horária: 60 horas/semana; 1 vaga por ano.

CIRURGIA VASCULAR

A residência de cirurgia vascular oferecida pela UEL tem duração de 2 anos com a possibilidade de fazer um ano adicional em cirurgia endovascular, após a realização de mais uma prova, tem como pré-requisito 2 anos de área cirúrgica básica, carga horária semanal de 60 horas e oferece uma vaga anualmente. No programa de cirurgia vascular há 2 dias de ambulatório de vascular geral e 2 dias de ambulatório de ultrassonografia vascular, também há 1 ambulatório de cirurgia endovascular, 4 horários cirúrgicos e 3 horários para exames e cirurgias endovasculares por semana, o que implica em procedimentos todos os dias da semana. O HU é referência para cirurgia endovascular no SUS no Paraná e recebe paciente de várias regionais de saúde, bem como é referência para os casos de alta complexidade de cirurgia vascular geral, emergências e traumas vasculares. Como há sempre muitos casos urgentes internados no HU, a parte estética da vascular é praticada em menor proporção comparado a outros serviços de cirurgia vascular.

ENDOCRINOLOGIA E METABOLOGIA

A residência em endocrinologia e metabologia oferecida pela UEL possui carga horária semanal de 60 horas, duração de dois anos, são oferecidas duas vagas anualmente e tem como pré-requisito dois anos de clínica médica. As atividades são realizadas na enfermaria do Hospital Universitário e nos ambulatórios de subespecialidades, como neuroendocrinologia e adrenal, tireoide, diabetes mellitus do tipo 1 e tipo 2 e endócrino pediatria.

GASTROENTEROLOGIA

A residência em gastroenterologia oferecida pela UEL tem carga horaria de 60 horas semanais, duração de dois anos, tem como pré-requisito dois anos de Clínica Médica e oferece uma vaga anualmente. Durante 12 meses as atividades são desenvolvidas na enfermaria do Hospital Universitário e nos ambulatórios de subespecialidades, como doenças inflamatórias intestinais, hepatologia, distúrbios de motilidade intestinal e gastroenterologia geral. E nos outros 12 meses as atividades são voltadas para o estágio de endoscopia no Hospital Universitário e no HC e envolvem endoscopia digestiva alta, colonoscopia e colangiopancreatografia endoscópica retrograda.

MEDICINA INTENSIVA

O programa de residência em Medicina Intensiva Adulto oferecido pela UEL tem carga horária de 60 horas semanais, duração de dois anos, tem como pré-requisito Anestesiologia ou Cirurgia Geral ou Área Cirúrgica Básica ou Clínica Médica ou Infectologia ou Neurologia e são oferecidas três vagas anualmente. As atividades teóricas correspondem a 10% da carga horária e envolvem apresentações de artigos, aulas assistidas pelos preceptores e palestrantes na AML. As demais horas são práticas exercidas em UTIs e a rotina do dia a dia envolve examinar pacientes, solicitar exames e acompanhamento nos exames, discussão de casos com plantonistas e preceptores, realização de procedimentos invasivos quando necessário, realizar prescrições atendendo todos protocolos institucionais e da AMIB, manipulação de ventilador mecânico, auxiliar e ensinar outros residentes de outras áreas que passam pelo estágio em UTI e consultar sobre os casos com outras áreas da medicina quando necessário. Além disso, o programa oferta a oportunidade de 2 meses de optativas, sendo 1 mês conforme a área que o aluno se interessar (seja no Brasil ou fora) e outra área em UTI cardiológica pós cirúrgica, devido ao serviço na UEL não demandar tantos casos cardíacos cirúrgicos.

PNEUMOLOGIA

O programa de Residência Médica em Pneumologia oferecido pela UEL tem duração de 2 anos, carga horária de 60 horas, tem como pré-requisito dois anos de clínica médica e são oferecidas duas vagas anualmente. Como parte teórica o programa realiza discussões semanais de artigos científicos, aulas e participação de eventos de educação continuada. E as atividades práticas envolvem atividades na enfermaria, no pronto socorro e UTIs, com avaliação de pacientes internados pela Pneumologia e resposta aos pedidos de consulta à especialidade com subsequente discussão dos casos com os docentes e atendimentos de pacientes no ambulatório de especialidades do HC. As principais patologias abordadas são Asma, DPOC, Tromboembolismo pulmonar, Hipertensão pulmonar, Tuberculose, Pneumonia, Abscesso pulmonar, Derrame pleural, Pneumopatias intersticiais. O programa atua no ambulatório de primeira consulta (atendimento inicial de pacientes encaminhados da UBS), Pneumologia geral e de retornos após internações e os ambulatórios específicos: de Asma, Asma grave e Imunobiológicos, DPOC, Circulação pulmonar, Pneumoconioses.
O residente também atua em ambulatórios externos, como o ambulatório de função pulmonar, onde o residente realiza espirometria e pletismografia, bem como discussões de interpretação destas provas, ambulatório de tuberculose, oncologia torácica no ICL e tabagismo. O programa também conta com estágios nas UTIs, plantões noturnos no Pronto Socorro, treinamento prático em Broncoscopia e há ainda a possibilidade de realizar 30 dias de estágio optativo fora da instituição. Além disso, oferece atividades variadas (de enfermaria, UTI, Pronto Socorro, ambulatorial), possibilidade de realizar procedimentos como broncoscopia, toracocentese, biópsia pleural e exames (espirometria, pletismografia, provas de exercícios cardiopulmonares).

REUMATOLOGIA

A residência em reumatologia oferecida pela UEL possui carga horária de 60 horas semanais, duração de dois anos, tem como pré-requisito dois anos de Clínica médica e oferece duas vagas anualmente. As atividades envolvem os ambulatórios de primeira consulta e de espondiloartrites, polimiosites, AIJ, gota, vasculites, artrite reumatoide, coluna, quimioterapia, infiltração, Lúpus Eritematoso Sistêmico, consultas de retorno de enfermaria, entre outras atividades, como as visitas gerais. E os residentes também participam de discussões de casos clínicos, aulas de exame de imagem e aulas de exame físico.

UROLOGIA

A residência de Urologia oferecida pela UEL tem duração de 3 anos, exige prérequisito de 2 anos em Cirurgia Geral ou Pré-Requisito em Área Cirúrgica Básica, tem carga horária semanal de 60 horas e oferece uma vaga por ano. As atividades do programa envolvem cirurgias, procedimentos ambulatoriais, ambulatórios e atendimentos aos pacientes internados. A rotina consiste cerca em 12-15 cirurgias eletivas divididas em 6 períodos na semana além de cerca de 10-12 cirurgias de urgência. Os procedimentos consistem em cirurgias abertas e laparoscópicas para tratamento de doenças benignas e malignas do trato urinário masculino e feminino, cirurgias endoscópicas urológicas, litíase urinaria, distúrbios miccionais, urologia feminina, procedimentos destinados ao tratamento de doenças neurológicas do trato urinário, andrologia e planejamento
familiar, cirurgias reconstrutivas geniturinárias, além de transplante renal e cirurgia robótica realizados fora do complexo do HU. Os ambulatórios são divididos entre: urologia geral, uro-oncologia, disfunções miccionais e litíase urinária em quatro períodos da semana. Há também três períodos de procedimentos ambulatoriais como litotripsia extracorpórea, cistoscopias e retiradas de cateter duplo-jota, estudos urodinâmicos e biópsias de próstata guiadas por ultrassonografia. Os residentes dividem-se entre os plantões de sobreaviso para realizarem o tratamento das mais diversas patologias da urgência urológica que chegam ao hospital diariamente como escroto agudo, traumas geniturinários, litíase urinária e captação de rins para transplante. Existe uma reunião presencial semanal na qual é realizada a visita geral da disciplina, com a participação de especialidades como Radiologia, Oncologia Clínica e Patologia para discussão de casos apresentados pelo R3 da especialidade. Em
outro encontro semanal é realizada o Journal Club e discussão de temas urológicos baseados nos Guidelines da EAU e AUA como preparatório para a prova de título de especialista. Paralelamente, ocorrem os encontros de produção científica para fins de publicação e pesquisa. A residência conta com cinco docentes de diversas subespecialidades da disciplina e é constantemente certificada e reavaliada pela SBU (Sociedade Brasileira de Urologia), de modo a atender e se adaptar a todos os pré-requisitos. Durante os últimos 6 meses do R5 o residente passa a realizar a carga horária completamente no HCL (Hospital do Câncer de Londrina).

Lato-Sensu

INFECTOLOGIA PEDIÁTRICA

A residência em infectologia pediátrica oferecida pela UEL possui carga horária semanal de 60 horas, duração de dois anos, oferece duas vagas anualmente e possui como pré-requisito a residência em Pediatria. As atividades envolvem atendimentos no ambulatório, enfermaria e estágios externos. O programa conta com ambulatório de infecções congênitas, reação vacinal e imunobiológicos, HIV, AIDS e abuso sexual infantil, adolescentes, tuberculose e ambulatório geral da infectologia. Na enfermaria as atividades são realizadas com os leitos de internação da infectologia pediátrica e consulta de todas as clínicas sobre antibioticoterapia e investigação diagnóstica. Os outros estágios são UTI Pediátrica, Microbiologia e imunologia, CCIH, núcleo de vigilância epidemiológica, biologia molecular, UTI Neonatal e um estágio optativo em um serviço de escolha do residente. O destaque do programa é o alto fluxo e alta
demanda de pacientes.

MEDICINA INTENSIVA PEDIÁTRICA

A residência em medicina intensiva pediátrica oferecida pela UEL possui carga horária semanal de 60 horas, duração de dois anos, oferece duas vagas anualmente e possui como pré-requisito a residência em Pediatria. As atividades são desenvolvidas com recém-nascidos e crianças com maior faixa etária e envolvem o pós-operatório da neurocirurgia e cirurgia infantil, politraumatismo, grandes queimados, hemodiálise e diálise peritoneal. O programa oferece estágios na cipe, hospital do câncer de Londrina e pós-operatório de cardíacos. Os residentes também contam com aulas teóricas uma vez por semana. E o destaque do programa é a diversidade de casos existentes no HU e o fato da UTI pediátrica ser referência para casos respiratórios na região.

NEONATOLOGIA

A residência em neonatologia oferecida pela UEL possui carga horária semanal de 60 horas, duração de dois anos, oferece três vagas anualmente e por ser uma área de atuação da pediatria tem como pré-requisito a Pediatria. As atividades ocorrem no HU e envolvem atendimentos no ambulatório, plantão noturno e três estágios que ocorrem na maternidade, nos cuidados intermediários e na UTI neonatal. Os residentes também atuam no alojamento conjunto e nas salas de parto. No HC os residentes atuam no ambulatório para seguimento de prematuros menores de 34 semanas até 6-9 anos de idade. O programa também oferece três estágios externos que envolvem a área da genética, UTI cardíaca e um estágio optativo.

TRANSPLANTE DE CÓRNEA

A residência em transplante de córnea tem como pré-requisito a residência em oftalmologia, tem duração de um ano e é oferecida uma vaga anualmente. As atividades ocorrem no HU e no HC e as principais atividades desenvolvidas são as cirurgias de transplante de córnea, cirurgia de catarata (facoemulsificação), avaliação das córneas doadas ao Banco de olhos do Hospital Universitário e consultas no ambulatório de córnea e retina. Também são oferecidas atividades teóricas, como as aulas nos ambulatórios e elaboração de artigos. Como vantagens o programa conta com ótima assistência do corpo docente, a presença do Banco de Olhos no HU, o que permite a avaliação dos tecidos doados e aperfeiçoamento do profissional nesse tema e por ser vaga única o programa permite que o residente assuma toda a demanda de cirurgia de transplante de córnea do HU.

Pós-Graduação Stricto Sensu

Ciências da Saúde

O programa de pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Londrina possui os níveis de Mestrado e Doutorado. Na última avaliação da CAPES, realizada em 2017, recebeu o conceito 5.

Para a conclusão do mestrado, o aluno deverá concluir 16 créditos de disciplinas obrigatórias, 6 créditos de disciplinas optativas e 50 créditos que incluem a elaboração da dissertação.

Quanto ao doutorado, o aluno deverá concluir 20 créditos de disciplinas obrigatórias, 12 créditos de disciplinas optativas e 160 créditos que incluem a elaboração da tese.

O processo seletivo ocorre, normalmente, uma vez ao ano. Há a possibilidade de obter bolsa de estudos.

Dentre os requisitos exigidos em edital para a inscrição tanto no mestrado quanto no doutorado, vale ressaltar alguns itens que devem ser providenciados previamente. São eles:

– Carta de aceite do orientador;

– Projeto de pesquisa redigido em conjunto com o orientador;

– Comprovação de proficiência em inglês;

– Currículo documentado.

O processo seletivo inclui as etapas de análise do currículo documentado e a defesa do projeto de pesquisa, realizada atualmente de maneira remota. Nesta etapa, o aluno terá 15 minutos para apresentar o seu projeto, seguidos por uma arguição com duração máxima de 1 hora, realizada por 3 docentes do programa.

Fisiopatologia Clínica e Laboratorial

O programa de pós-graduação em Fisiopatologia Clínica e Laboratorial da Universidade Estadual de Londrina possui os níveis de Mestrado e Doutorado. Na última avaliação da CAPES, realizada em 2015, recebeu o conceito 4.

Os programas de Mestrado e Doutorado têm quatro linhas de pesquisa.

O processo seletivo ocorre, normalmente, uma vez ao ano. Há a possibilidade de obter bolsa de estudos.

Dentre os requisitos exigidos em edital para a inscrição tanto no mestrado quanto no doutorado, vale ressaltar alguns itens que devem ser providenciados previamente. São eles:

– Carta de aceite do orientador;

– Projeto de pesquisa redigido em conjunto com o orientador;

– Comprovação de proficiência em inglês;

– Currículo documentado.

 

Para mais informações, acesse o site: http://www.uel.br/pos/fisiopatologiaclinica/

Saúde Coletiva

O programa de pós-graduação em Ciências da Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Londrina possui os níveis de Mestrado e Doutorado. Na última avaliação da CAPES, recebeu o conceito 4.

Os programas de Mestrado e Doutorado têm duas linhas de pesquisa. São elas: 1) Análise das condições de vida e saúde de grupos populacionais e 2) Avaliação, gestão do trabalho e educação em saúde.

O processo seletivo ocorre, normalmente, uma vez ao ano. Há a possibilidade de obter bolsa de estudos.

Dentre os requisitos exigidos em edital para a inscrição tanto no mestrado quanto no doutorado, vale ressaltar alguns itens que devem ser providenciados previamente. São eles:

– Carta de aceite do orientador;

– Projeto de pesquisa redigido em conjunto com o orientador;

– Comprovação de proficiência em inglês;

– Currículo documentado.

 

Para mais informações, acesse o site: http://www.uel.br/pos/saudecoletiva/portal/pages/apresentacao.php

Entre em Contato