Coordenador de pesquisa de um dos melhores hospitais da América Latina fala à revista Nature sobre a importância do profissional da saúde fazer pesquisa científica

Em entrevista à revista britânica Nature, publicada na primeira semana de outubro de 2022, Luiz Vicente Rizzo, imunologista e diretor de pesquisa do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, explicou a íntima relação entre pesquisa e qualidade de assistência à saúde no considerado um dos melhores hospitais da América Latina. Para ele, médicos estarem cientificamente atualizados em suas áreas de atuação se reflete diretamente em oferta de tratamentos modernos aos pacientes, bem como a realização de pesquisas clínicas permite uma melhor compreensão da população atendida e uma previsão mais acurada de custos, benéfica tanto para o sistema de saúde público quanto para o privado. Outra vantagem apontada para a realização de pesquisas científicas em hospitais é a oferta de um acompanhamento mais regular para os pacientes participantes de estudos, o que reduz as chances de faltarem nas consultas médicas ou pularem doses de medicamentos, por exemplo.

Sobre o hospital Albert Einstein, Rizzo relatou ser um dos primeiros da América Latina autorizados a pesquisar terapias com células CAR-T, que envolvem técnicas de engenharia genética para o desenvolvimento de imunidade antitumoral, usadas principalmente em pacientes com leucemia e linfomas. A instituição também iniciará um ensaio usando edições do gene CRISPR para tratamento de anemia falciforme e epidermólise bolhosa, duas doenças com alta prevalência no Brasil. Além disso, o Einstein desenvolve inúmeras pesquisas de enfermagem que beneficiam diretamente os pacientes, como estudos sobre as técnicas mais eficientes de lavagem de mão para prevenção de infecções.

Ademais, o diretor de pesquisa também comentou sobre o funcionamento do Escritório de Integridade Científica, desenvolvido no último ano, após o rápido crescimento do número de publicações da instituição, a fim de prevenir erros nas pesquisas científicas. Para o instituto, a integridade científica deve ser monitorada não como um policiamento, mas com propósitos educacionais. Com todos os dados brutos fornecidos pelos pesquisadores, a equipe audita mensalmente dois ou três projetos de pesquisa que tenham completado mais de 50% de sua coleta de dados, avaliando se as considerações de segurança estão sendo seguidas, se os dados estão corretamente armazenados e se os resultados são confiáveis. Dois ou três artigos publicados no último ano também são auditados.

Por fim, o imunologista explicou sobre o desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares como forma de gestão de pesquisa. Com número reduzido de pesquisadores no instituto, cerca de 100 profissionais, é necessário administrar equipamentos, softwares e instalações para multiplicar o trabalho realizado por eles. O compartilhamento de espaços de pesquisa entre diferentes disciplinas foi uma estratégia descoberta que favorece o diálogo e o desenvolvimento de pesquisas multidisciplinares, as quais recebem maiores financiamentos e são publicadas em melhores periódicos. Atualmente, 100% das pesquisas do Albert Einstein envolvem múltiplos departamentos.