EVENTO COMEMORATIVO AOS 55 ANOS DA MEDICINA UEL

Nesta sexta-feira, o Colegiado de Medicina da Universidade Estadual de Londrina promoveu uma Solenidade em comemoração aos 50 anos da formação da primeira turma de medicina. Também foram celebrados os 55 anos do Curso de Medicina da UEL . O evento ocorreu no Anfiteatro do Hospital Universitário e reuniu docentes e egressos da primeira turma, docentes aposentados, estudantes e servidores.

A história do curso de medicina começa em 1965, quando o médico Ascêncio Garcia Lopes inicia uma articulação para sua implantação em Londrina. Logo, o curso é inaugurado em 1967. Sua implantação também contribuiu de forma fundamental para a criação do Hospital Universitário em 1971. Tanto o curso de medicina quanto o H.U iniciaram as atividades antes do nascimento da UEL, ocorrido também em 1971 com os cursos de Medicina; Direito; Odontologia; e Filosofia, Ciências e Letras. O primeiro reitor foi o Dr. Ascêncio Garcia Lopes.

No evento, houve homenagens aos docentes aposentados na pandemia, aos primeiros docentes e aos egressos comemorando 50 anos de formatura. Foram entregues os livros “Ciência da Longevidade” e “50 anos do curso de Medicina de Londrina” aos homenageados.

Os alunos, pertencentes a atlética de medicina, Amanda Dias e Felipe Rodrigues, entregaram aos homenageados a bandana laranja, tradicional acessório dos calouros do curso, como símbolo do orgulho pelo ingresso ao curso.

Também estiveram presentes o vice-reitor, Airton Petris; a diretora do Centro de Ciências da Saúde, Andrea Name; o coordenador e a vice-coordenadora do colegiado de Medicina, Alessandro Melanda e Neide Tomimura Costa, o diretor Clínico do HU, Alcindo Cerci Neto e os ex-reitores da UEL, o médico João Carlos Thomson e o médico Pedro Gordan.

Assista ao vídeo comemorativo dos 55 Anos do Curso de Medicina da UEL e 50 Anos da Formatura da sua Primeira Turma.