JUNHO LARANJA: MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO DAS DOENÇAS DO SANGUE

 em NOTÍCIAS

A campanha do junho laranja é voltada à saúde do sangue, sendo, ainda, o dia 14 o dia oficial do doador de sangue. O mês de junho também traz como foco o esclarecimento de distúrbios, como anemia e leucemia.

A anemia, popularmente conhecida como falta de ferro, é um dos diversos sinais que apontam a existência de uma doença. Cientificamente, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), anemia é a redução abaixo do normal de hemoglobina, hematócrito e/ou massa eritrocitária. Esse sinal pode aparecer devido a deficiência de nutrientes como o ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas, que são componentes essenciais para a hematogênese. Dito isso, sua causa é multifatorial, variando de fatores genéticos, síndromes metabólicas até traumas. A anemia constitui um quadro de síndrome anêmica característico: dispneia aos esforços, dispneia em repouso, fadiga, pulso fino, palpitação, claudicação e palidez cutânea.

Como no mês de fevereiro, o mês de junho abrange novamente a leucemia. Essa doença maligna dos glóbulos brancos, é caracterizada como proliferação neoplásica generalizada de células hematopoiéticas. Sua alta incidência na população pediátrica, câncer mais frequente da faixa etária, e na adulta, levanta a atenção para os fatores preventivos, os quais não são definidos, pois não se acredita que a leucemia apresente algum fator de risco modificador da doença. Entretanto, o tabagismo, idade, histórico familiar, exposição ao benzeno, formaldeído e algumas síndromes têm alto fator de pior prognóstico. Sua classificação é realizada através da evolução, aguda ou crônica, e tipo celular predominantemente afetado, linfoide ou mieloide.

Como em qualquer alteração do estado hígido, o diagnóstico precoce corrobora com os resultados do tratamento. Com isso, é evidenciado a importância do acompanhamento médico e exames de rotina, principalmente em doenças relacionadas ao sangue.

REFERÊNCIAS:

OSÓRIO, Mônica M. Fatores determinantes da anemia em crianças. Jornal de Pediatria, 2002. Disponível em: http://dx.doi.org/10.1590/s0021-75572002000400005. Acesso em: 05 jun. 2022.

INSTITUTO NACIONAL DO CÂNCER (Brasil). Tipos de câncer. [Brasília, DF]: Instituto Nacional do Câncer, 2010. Disponível em: https://www.inca.gov.br. Acesso em: 05 jun. 2022.

Postagens Recentes

Deixe um Comentário