Medicina tem a maior concorrência da história da UEL.

Criado em 1967, o curso de medicina da UEL atualmente conta com 80 vagas que são disputadas uma vez ao ano no processo seletivo. No ano de 2020, o vestibular alcançou a relação de 170,5 candidatos/vagas, representando um total de 8 mil candidatos para a disputa pelo curso.

No dia 30 de maio, a edição de 2021 ultrapassou o ano anterior com mais de 11 mil candidatos para o curso, do total de 27.432 indivíduos inscritos para a prova. Nos últimos anos, a universidade vem apresentando uma crescente procura pela medicina, o que se tornou evidente na relação candidato/vaga de 264,68 do vestibular deste ano, a maior da história do curso. Essa relação representa um aumento de 264,96% comparado ao ano de 2004, que alcançou a concorrência de 75,2 candidatos/vagas.

Segundo a presidente da Associação Médica de Londrina (AML) e conselheira do Conselho Regional de Medicina (CRM), Beatriz Emi Tamura, o aumento da procura por instituições de medicina está ocorrendo a nível nacional. Para ela, o atual cenário da COVID-19 promoveu maior atenção dos jovens para a medicina e outras áreas da saúde com relação à necessidade de cuidado com a vida, à pesquisa e à ciência. Outro fator destacado foi a referência nacional de ensino que a universidade se tornou, como demonstrado na boa classificação da universidade no índice de cursos do Instituto Nacional de Ensino e Pesquisa Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Já para Sandra Regina de Oliveira Garcia, responsável pela Coordenadoria de Processos Seletivos (COPS), esse fenômeno está ligado tanto à reputação do curso de medicina quanto à própria UEL, que vem sendo reconhecida a nível nacional e internacional.

Fonte: Folha de Londrina