setembro amarelo – mês de valorização da vida

 em NOTÍCIAS

Desde 2014, o Centro de Valorização da Vida (CVV), Conselho Federal de Medicina (CFM) e Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) organizam a iniciativa do Setembro Amarelo. O projeto de prevenção ao suicídio tem maior divulgação no dia 10 do mês de setembro, mas é uma campanha que acontece durante o ano inteiro, sendo assim conhecida como a maior campanha anti estigma do mundo.

O suicídio é definido como um fenômeno complexo, policausal, resultado da concomitância de fatores de ordem fisiológica, psicológica, filosófica, biológica e social, o qual não possui justificativa universal. Considerado um grave problema de saúde pública com impacto em múltiplas esferas.

O suicídio se manifesta na rede de apoio social mais próxima, uma vez que o indivíduo inicialmente não procura serviços de saúde mental, e sim desabafa com parentes, amigos e atendentes da Atenção Primária. A depressão que acompanha o suicídio ainda apresenta grande preconceito da sociedade, sendo vista com caráter vexatório e sem significado. A literatura mostra que em 100% dos casos o suicídio estava relacionado com doenças mentais não diagnosticadas ou tratadas erroneamente. Assim sendo, as mortes poderiam ter sido evitadas com o apoio, acesso e informação psicologia e psiquiátrica de qualidade.

Para cada suicídio são atribuídos de 10 a 25 tentativas falhas. Em 2019, a OMS registrou mais de 700 mil casos de suicídio no mundo, salientando que nem todos os episódios foram registrados. No Brasil, os números são de 14 mil casos por ano.

As pessoas que decidem terminar sua vida não conseguem ver uma saída para seus problemas, considerando o ato como a única alternativa. A informação não é essencial somente aqueles que estejam passando por esse estado mental. É essencial que as pessoas próximas tenham consciência de identificar alguém que está pensando em tirar a própria vida, oferecer escuta ativa e sem julgamento, mostrar disponibilidade, empatia, e principalmente encaminhar para um médico psiquiatra ou psicólogo que saiba manejar a situação.

A vida sempre vai ser a melhor escolha!

O CVV realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo de forma voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias.
Acesso: https://www.cvv.org.br/
Número telefônico: 188

Na cidade de Londrina e por todo o território nacional, múltiplas faculdades oferecem serviços psiquiátricos gratuitos.

Por fim, o site destinado ao setembro amarelo possui uma área no final da página chamada “encontre ajuda” onde é possível procurar profissionais na sua região.
Acesso: https://www.setembroamarelo.com/

Postagens Recentes

Deixe um Comentário