Curso Científico – IFMSA Brazil UEL

Nos dias 07, 08 e 09 de outubro a IFMSA Brazil UEL realizou o 2º Curso Científico, no qual alunos da área da saúde eram o público-alvo. O objetivo do curso era de informar, despertar o interesse dos participantes e consolidar o conhecimento básico acerca da pesquisa científica. Para isso, três palestras e uma roda de conversa abordaram o assunto sob diversos aspectos. Os temas trabalhados foram: planejamento do currículo acadêmico e profissional, estruturação de artigos e apresentação e publicação de artigos. Além disso, a importância da pesquisa científica foi discutida entre profissionais da saúde em forma de mesa redonda online. O evento foi organizado pelos alunos Alvaro Jungblut Fernandes, Carla Paes Manfio, Catharina Merkle Boese, Gabrieli Kaori Alves Ishimatsu, Guilherme Lerner Trigo, Kamila Beatriz Praxedes, Marina Moure da Mota e Pedro Luis Candido de Souza Cassela do curso de medicina da Universidade Estadual de Londrina (UEL) e contou com a presença de profissionais, como o Dr. Marco Aurélio Fornazieri, o Dr. Robson Amaral, o Dr. André Bacchi, a PHD Camila Ferraz e o Dr. André Rosique.

A IFMSA Brazil (International Federation of Medical Students’ Association of Brazil, traduzida para Federação Internacional das Associações de Estudantes de Medicina do Brasil) foi fundada em 1991 na Universidade Estadual de Londrina. Atualmente, estão presente em mais de 190 escolas médicas em todas as regiões brasileiras e atuam em diversos eixos incluindo humanização, ciência e produção científica, promoção de saúde, educação médica, intercâmbios, representatividade estudantil, treinamentos e vários outros.

“Recentemente, participei do curso científico da IFMSA e achei as aulas muito interessantes, pois elas são uma maneira acessível de aproximar o aluno da ciência. Até porque o curso ensina habilidades de como procurar os melhores artigos, entender a estrutura deles de forma crítica para em fim você ter uma noção inicial de como escrever um bom artigo científico. Além disso, o curso mostra a importância da divulgação científica. Isso incentiva a você querer fazer parte disso. Por isso achei o curso sensacional.”Pedro Henrique Benvenho Romagnoli, aluno do primeiro ano de medicina UEL.

“O curso científico realizado pela IFMSA Brazil UEL ultrapassou minhas expectativas. Com palestrantes extremamente qualificados, o evento conseguiu inserir os estudantes não apenas no mundo da escrita científica, mas também no da compreensão crítica da ciência, tão necessária nos dias atuais.” – Stephany Joaquim do Nascimento, aluna do primeiro ano de medicina UEL.