50 anos da Universidade Estadual de Londrina.

Fundada em 1971, a Universidade Estadual de Londrina comemora hoje, dia 7 de outubro de 2021, 50 anos de história. Desde sua formação, pela união de 5 Faculdades, a Instituição que foi consolidada com a ajuda de milhares de docentes e estudantes, tem impactado a vida dos cidadãos londrinenses e de todo o país.

O curso de medicina, tem grande importância na construção da Universidade que encontramos hoje. Dentre os personagens importantes dessa história, o 1º reitor da UEL e cirurgião gástrico, Ascêncio Garcia Lopes, na época presidente da Associação Médica de Londrina (AML), coordenou a formação do curso de medicina e, para isso, foi necessário a criação de uma Fundação Estadual para criar e manter não só o curso, mas o que viria a ser a Universidade Estadual de Londrina.

A Universidade conta com projetos acadêmicos de pesquisa, ensino e extensão que possuem relevância na inovação e transformação da sociedade de forma local, nacional e internacional e, por isso, é reconhecida em rankings nacionais e internacionais de Ensino Superior.

A qualidade de ensino é oferecida pela ampla estrutura construída ao longo dos anos, contando com órgãos de apoio como o Hospital Universitário (HU), Hospital Veterinário (HV), Clínica Odontológica, Bebê Clínica, Clínica Psicológica, entre outras unidade que contribuem não só para a formação dos alunos, mas para a saúde da população.

Ao relembrar a história da UEL, reconhecemos o trabalho de homens e mulheres que fizeram parte dessa trajetória e a importância desta Universidade como meio de transformação social, econômico, científico, político e cultural, assim como somos impulsionados a continuar construindo essa história com a mesma qualidade oferecida até os dias de hoje.

Parabéns à Universidade Estadual de Londrina pelos seus 50 anos!

Fonte: