DEZEMBRO LARANJA – Prevenção ao Câncer de Pele

em NOTÍCIAS

O dezembro laranja foi estabelecido desde 2014, pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SDB), como um mês destinado a prevenção do câncer de pele. De acordo com Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de pele é o tumor de maior prevalência no território brasileiro, com 180 mil novos casos anualmente, sendo que, desse total, 3,1% correspondem ao melanoma.

A doença é caracterizada por uma etiologia multifatorial e pelo crescimento anormal e desordenado das células da pele, a qual se manifesta em duas variantes: melanoma e não melanoma. Além disso, as alterações celulares se dispõem em camadas e, de acordo com a camada afetada, é definido os tipos de câncer. Na categoria não melanoma, o câncer se apresenta na forma de carcinoma basocelular e carcinoma epidermóide, totalizando pelo menos 90% dos casos. Em contrapartida, o melanoma se origina nos melanócitos, células que confere a pigmentação da pele, e sua prevalência corresponde a 4% dos canceres de pele e é extremamente metastático, conferindo sua gravidade.

A literatura mostra que os fatores de risco para o câncer de pele são: histórico familiar, pele, cabelos e olhos claros e trabalho com exposição prolongada ao sol. A campanha tem como objetivo reforçar as medidas preventivas da doença, como: evitar a exposição exacerbada ao sol entre 10h e 16h, usar proteções adequadas – chapéus, protetor solar, óculos e roupas fotoprotetoras – e recorrer a sombras em horários de alta incidência solar. Acima de tudo, visitas regulares ao médico dermatologista e acompanhamento de pintas e lesões cutâneas são de extrema importância para a prevenção e diagnóstico precoce.

Fontes:

POPIM, Regina Célia et al. Câncer de pele: uso de medidas preventivas e perfil demográfico de um grupo de risco na cidade de Botucatu. Ciência & Saúde Coletiva, Gramado, p. 1331-1336, 2004. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/ssm/content/raw/?resource_ssm_path=/media/assets/csc/v13n4/30.pdf. Acesso em: 19 dez. 2021.

CASTILHO, Ivan Gagliardi et al. Fotoexposição e fatores de risco para câncer da pele: uma avaliação de hábitos e conhecimentos entre estudantes universitários. Anais Brasileiros de Dermatologia, 2010. Disponível em: https://www.scielo.br/j/abd/a/8BJc9LYQbjhGCmTgwRzBnKG/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 19 dez. 2021.

Postagens Recentes