OUTUBRO ROSA: MÊS DA CONSCIENTIZAÇÃO SOBRE O CANCÊR DE MAMA.

 em NOTÍCIAS

A história do “Outubro Rosa” se remete desde 1990 em Nova Iorque, onde a fundação Susan G. Komen for the Cure promoveu a primeira corrida pela cura. Em 2002, no monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista ou Obelisco do Ibirapuera foi visto a primeira manifestação do movimento no Brasil, onde o mausoléu foi iluminado com a luz rosa. Desde então, o mês de outubro foi reconhecido como o mês da conscientização sobre o câncer de mama.

O mês tem como objetivo aumentar a atenção as mamas, incentivando a procura pela mamografia de dois em dois anos a partir dos 40 e a estimulação do autoexame em todas as idades, visto que o diagnóstico precoce é a maior garantia de um melhor prognóstico.

O câncer de mama é a causa mais frequente de óbitos nas mulheres e a segunda causa mais comum de neoplasia; mesmo a incidência sendo muito maior em mulheres, ela pode acometer os homens também.

A etiologia e o desenvolvimento da neoplasia mamária não são fixos, o maior fator de risco é a idade, mas fatores como histórico familiar, sobrepeso, sedentarismo, tabagismo e usos de contraceptivos corroboram com o desenvolvimento da doença. Com isso, foi provado que 13% dos casos de câncer de mama poderiam ter sido evitados com mudança do estilo de vida, além de reduzir 13% dos gastos federais do SUS.

A campanha do “Outubro Rosa” tem realizado seu objetivo, havendo maior incidência de mamografias nos meses de outubro, novembro e dezembro.

 

 

Fontes:

SILVA, Tainá de Arruda e; MARTINS, Diego Lima Nava. Eficácia da campanha “Outubro Rosa” no rastreamento do câncer de mama baseada no BIRADS®. Revista Ciências em Saúde, [S.L.], v. 9, n. 4, p. 8-12, 17 nov. 2019. Revista Ciências em Saúde. http://dx.doi.org/10.21876/rcshci.v9i4.855.

COUTO, Vanessa Brito Miguel et al. “Além da Mama”: o cenário do outubro rosa no aprendizado da formação médica. Revista Brasileira de Educação Médica, [S.L.], v. 41, n. 1, p. 30-37, jan. 2017. FapUNIFESP (SciELO). http://dx.doi.org/10.1590/1981-52712015v41n1rb20160005.

 

Postagens Recentes

Deixe um Comentário